Projeto do Plano Diretor Participativo é lançado na UFSC

28/09/2011 12:48

O comitê de Uso Racional de Recursos, órgão ligado à Secretária de Planejamento e Finanças, lançou hoje (28) no Auditório da Reitoria da UFSC, o projeto do Plano Diretor Participativo da Universidade. O objetivo da proposta é de ampla construção e debate sobre a utilização de todas as áreas da universidade, com sentido de ampliar a qualidade do ensino, a pesquisa e extensão perante a sociedade.

Alguns pontos como acessibilidade, segurança e integração, infraestrutura, mobilidade, uso e ocupação do solo, suprimento e descartes, entre outros, serão implantados a partir dos debates acerca do Plano Diretor. A composição de um conselho paritário, que visa a transparência, acessibilidade de documentos e participação será elaborado por membros da comunidade acadêmica interna e externa.

Segundo o professor Elson Manuel Pereira, coordenador do Subcomitê de Uso e Ocupação do Solo, o Conselho Representativo será composto por um total de 14 membros: 5 representantes dos subcomitês, 1 representante da Seplan, 1 representante do DPAE, 4 representantes externos ( Bacia do Itacorubi, Maciço Central, IPUF e IAB), 1 representante do conjunto de professores, 1 representante dos técnicos-administrativos e 1 representante dos alunos da instituição.

As atribuições de composição do Plano Diretor são as de acompanhar o processo, viabilizar a participação da comunidade, garantir as demandas, sugerir medidas e aprovar o regimento externo. Nos dias 3 e 4 de novembro será realizado na UFSC um seminário em que cada subcomitê apresentará em forma de seminário, as criações para o trabalho de leitura do campus.  Para 2012 está programada a apresentação das diretrizes ao CUN (Conselho Universitário) e divulgação das propostas do Plano Diretor. Participaram do lançamento da proposta o vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, e o diretor da Secretaria de Planejamento da universidade, Luiz Alberton.

Maiores informações através do site: http://planodiretor.ufsc.br/

Por Daniel Lemes – Estagiário

[Comunica/Agecom – ACE/Seplan]