Subcomitês apresentam estudos preliminares sobre Plano Diretor Participativo

25/04/2012 19:13

Plano Diretor Participativo discute o estabelecimento de um conjunto de diretrizes para ocupação dos espaços no interior da UFSC - Foto: Wagner Behr

Uma nova etapa no processo de elaboração da proposta do Plano Diretor Participativo (PDP) da Universidade Federal de Santa Catarina foi aberta na manhã desta quarta-feira, dia 25, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão. Até o final da tarde de quinta-feira os membros dos cinco grupos que integram o Comitê de Uso Racional de Recursos vão discutir o estabelecimento de um conjunto de diretrizes para ocupação dos espaços no interior da instituição. Nestes dois dias ocorre a Leitura Técnica Preliminar dos estudos já realizados pelos subcomitês de uso e ocupação do solo, acessibilidade, segurança e integração com a comunidade, mobilidade e infraestrutura de suprimento e descartes.

Após iniciativas como a campanha “Pare, não me atropele”, o projeto da Ciclovia UFSC e um diagnóstico dos problemas de acessibilidade no campus, realizado sob a coordenação da professora Vera Bins Ely, a instituição planeja estabelecer estratégias de médio e longo prazos, contando também com a participação de agentes representativos externos, como o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), a seccional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SC) e os fóruns do Maciço Central e da Bacia do Itacorubi.

A partir do evento desta quarta e quinta-feira, será realizada uma consulta pública junto à comunidade, utilizando urna (colocada no hall da Reitoria) e internet (por meio do site www.planodiretor.ufsc.br). Depois dessa etapa, que vai durar 30 dias, haverá oficinas e por fim a definição dos princípios e diretrizes do planejamento, a serem submetidos ao Conselho Universitário (CUn). “Dali sairá o documento orientador para os futuros projetos dentro do campus”, afirma o presidente do Comitê de Uso Racional de Recursos, professor Roberto Lamberts. Uma de suas queixas é que “a prefeitura de Florianópolis não tem planos de curto, médio e longo prazos para a cidade”, o que dificulta o próprio planejamento da Universidade.

Décadas de expansão – Criada em 1960, uma década antes a UFSC já começou a ser planejada, com a preocupação de juntar num único campus todos os cursos oferecidos em espaços dispersos em Florianópolis. Segundo histórico feito pelo professor Roberto Lamberts, o processo de implantação e expansão do campus da Trindade ajudou a transformar não apenas a instituição, mas a cidade, pela crescente urbanização do entorno. Tanto o projeto de paisagismo do arquiteto Burle Marx, nos anos 70, quanto a construção de muitos edifícios dos anos 80 para cá forçaram a Universidade a programar as etapas futuras de seu crescimento, mas só em 2005 é que surgiu o primeiro plano diretor do campus.

O novo plano começou a ser discutido em 2009, com seminários internos e externos, e dois anos depois passou a envolver mais a comunidade. Os bairros próximos serão afetados pelas mudanças a serem propostas, porque nas últimas décadas surgiram a Eletrosul, a Universidade do Estado (Udesc), a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a Federação das Indústrias (Fiesc) e o Shopping Iguatemi, que interferiram no fluxo do tráfego na região.

Menos tensões – Na abertura dos debates, no auditório do CCE, o secretário de Planejamento e Finanças, Luiz Alberton, fez uma explanação sobre o andamento do Plano Diretor Participativo e afirmou que ele deverá estar pronto em 2014. O reitor em exercício, Carlos Alberto Justo da Silva, disse esperar que o PDP elimine parte das tensões que decorrem dos processos construtivos dentro do campus. “A sociedade nos cobra posicionamentos e a implantação de novos campi cria demandas cada vez mais crescentes”, destacou. A população pede a participação da UFSC no planejamento da cidade, e por isso ele não concorda com a crítica de que a instituição está impedindo melhorias na mobilidade urbana por conta das exigências feitas para a duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal.

Mais informações com o professor Roberto Lamberts [], no telefone 3721-4986 e no site http://planodiretor.ufsc.br. Os debates estão sendo transmitidos online, e para acompanhá-los basta entrar no site www.videoconferencia.cce.ufsc.br, acessando a sala 2.

Por Paulo Clóvis Schmitz/ Jornalista na Agecom

Fonte: Agecom. Publicado em http://noticias.ufsc.br/2012/04/25/subcomites-apresentam-estudos-preliminares-sobre-plano-diretor-participativo/