Metodologia

Etapas Pessoal envolvido Atividades previstas
  1. 1. 1
  2. Reuniões preparatórias
Subcomitês Reflexões sobre o Campus UFSC: crescimento e desenvolvimento: problemas e potencialidades.

Abordagem metodológica e proposta de trabalho.

  1. 2.
  2. Evento 1: Lançamento do processo de PDP-UFSC
GR, SEPLAN, Comitê e subcomitês Evento público convocado pelo Gabinete do Reitor e SEPLAN a ser realizado no auditório da Reitoria (28 de setembro).

Definição da composição do Conselho Representativo (a ser instalado até 15 dias após).

  1. 3.
  2. Reuniões preparatórias
Subcomitês e apoio Reflexões sobre as atuais condições do campus e elaboração de um documento base para o seminário, cujo conteúdo abarque, de forma clara e objetiva, alguns dos desafios identificados pelos grupos de trabalho e demais colaboradores.

Formulação da pesquisa a ser dirigida aos usuários do campus e vizinhanças.

  1. Reuniões de integração
Subcomitê de UOS, demais subcomitês e secretária O objetivo é colher contribuições dos diferentes subcomitês para compor o questionário e documento de forma conjunta base.
  1. Pesquisa de campo
Equipe de apoio Aplicação da pesquisa no campus universitário e bairros próximos
  1. Sistematização da pesquisa
Equipe de apoio Organização dos dados coletados para apresentação posterior ao público.
  1. Evento 2: Campus UFSC em DEBATE
Comunidade universitária e cidadania Constituição de mesas temáticas compostas por servidores docentes, técnico-administrativos, alunos e demais representantes da sociedade civil,e sub-comitês cujas contribuições técnicas e de especialistas convidados se somarão aos resultados da pesquisa aplicada.

Local: Auditório da Reitoria; 4 e 5 de novembro

  1. 4.
  2. Reuniões de sistematização
Subcomitê de UOS, demais subcomitês e equipe técnica. Constituição da base de dados “Leitura do Campus”
  1. Desenvolvimento de propostas
Subcomitês e equipe técnica. Trabalho desenvolvido pelas equipes interdisciplinares dentro de formado específico.
  1. Oficinas de integração
Subcomitê de UOS e demais subcomitês.

Recomenda-se a participação de membros do Comitê de URR.

Momento para debater em conjunto a viabilidade das propostas.

Trabalho desenvolvido pelas equipes interdisciplinares em formato específico.

  1. Divulgação do documento base: princípios e diretrizes
Comunidade universitária e demais atores sociais. Pode ser feito por meio de documento prévio divulgado na rede de computadores, em painéis dispostos em pontos específicos no campus ou exposição no saguão da Reitoria.
  1. 5.
  2. Evento 3: Validação do documento base: princípios e diretrizes
Comunidade universitária e demais atores sociais. Solenidade de apresentação do documento à comunidade.

Local: Auditório do Centro de Eventos (material de divulgação, vídeo-conferência, urna para coleta de contribuições)

  1. Submissão das diretrizes ao CUn
Comitê de Uso Racional de Recursos. Aprovação das diretrizes e princípios do PDP UFSC.
  1. Desenvolvimento de propostas
Subcomitê de UOS e demais subcomitês. Trabalho desenvolvido pelas equipes de trabalho dentro de formado específico.
  1. Oficinas de integração e eleição de alternativas válidas
Subcomitê de UOS e demais subcomitês. Recomenda-se a participação de membros do Comitê de URR. Trabalho desenvolvido pelas equipes interdisciplinares em formato específico.
  1. Evento 4: Divulgação da Proposta de Plano Diretor Participativo (UFSC)
Comunidade universitária e demais atores sociais. Pode ser feito por meio de documento prévio divulgado na rede de computadores, em painéis dispostos em pontos específicos no campus ou exposição no saguão da Reitoria.
  1. Elaboração do documento final
Subcomitês e equipe técnica. Trabalho desenvolvido pelas equipes de trabalho sob a supervisão do Subcomitê de Uso e Ocupação do Solo.