Subcomitês apresentam estudos preliminares sobre Plano Diretor Participativo
Uma nova etapa no processo de elaboração da proposta do Plano Diretor Participativo (PDP) da Universidade Federal de Santa Catarina foi aberta na manhã desta quarta-feira, dia 25, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão. Até o final da tarde de quinta-feira os membros dos cinco grupos que integram o Comitê de Uso Racional de Recursos vão discutir o estabelecimento de um conjunto de diretrizes para ocupação dos espaços no interior da instituição. Nestes dois dias ocorre a Leitura Técnica Preliminar dos estudos já realizados pelos subcomitês de uso e ocupação do solo, acessibilidade, segurança e integração com a comunidade, mobilidade e infraestrutura de suprimento e descartes.
Após iniciativas como a campanha “Pare, não me atropele”, o projeto da Ciclovia UFSC e um diagnóstico dos problemas de acessibilidade no campus, realizado sob a coordenação da professora Vera Bins Ely, a instituição planeja estabelecer estratégias de médio e longo prazos, contando também com a participação de agentes representativos externos, como o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), a seccional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SC) e os fóruns do Maciço Central e da Bacia do Itacorubi.
A partir do evento desta quarta e quinta-feira, será realizada uma consulta pública junto à comunidade, utilizando urna (colocada no hall da Reitoria) e internet (por meio do site www.planodiretor.ufsc.br). Depois dessa etapa, que vai durar 30 dias, haverá oficinas e por fim a definição dos princípios e diretrizes do planejamento, a serem submetidos ao Conselho Universitário (CUn). “Dali sairá o documento orientador para os futuros projetos dentro do campus”, afirma o presidente do Comitê de Uso Racional de Recursos, professor Roberto Lamberts. Uma de suas queixas é que “a prefeitura de Florianópolis não tem planos de curto, médio e longo prazos para a cidade”, o que dificulta o próprio planejamento da Universidade.
Décadas de expansão – Criada em 1960, uma década antes a UFSC já começou a ser planejada, com a preocupação de juntar num único campus todos os cursos oferecidos em espaços dispersos em Florianópolis. Segundo histórico feito pelo professor Roberto Lamberts, o processo de implantação e expansão do campus da Trindade ajudou a transformar não apenas a instituição, mas a cidade, pela crescente urbanização do entorno. Tanto o projeto de paisagismo do arquiteto Burle Marx, nos anos 70, quanto a construção de muitos edifícios dos anos 80 para cá forçaram a Universidade a programar as etapas futuras de seu crescimento, mas só em 2005 é que surgiu o primeiro plano diretor do campus.
O novo plano começou a ser discutido em 2009, com seminários internos e externos, e dois anos depois passou a envolver mais a comunidade. Os bairros próximos serão afetados pelas mudanças a serem propostas, porque nas últimas décadas surgiram a Eletrosul, a Universidade do Estado (Udesc), a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a Federação das Indústrias (Fiesc) e o Shopping Iguatemi, que interferiram no fluxo do tráfego na região.
Menos tensões – Na abertura dos debates, no auditório do CCE, o secretário de Planejamento e Finanças, Luiz Alberton, fez uma explanação sobre o andamento do Plano Diretor Participativo e afirmou que ele deverá estar pronto em 2014. O reitor em exercício, Carlos Alberto Justo da Silva, disse esperar que o PDP elimine parte das tensões que decorrem dos processos construtivos dentro do campus. “A sociedade nos cobra posicionamentos e a implantação de novos campi cria demandas cada vez mais crescentes”, destacou. A população pede a participação da UFSC no planejamento da cidade, e por isso ele não concorda com a crítica de que a instituição está impedindo melhorias na mobilidade urbana por conta das exigências feitas para a duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal.
Mais informações com o professor Roberto Lamberts [], no telefone 3721-4986 e no site http://planodiretor.ufsc.br. Os debates estão sendo transmitidos online, e para acompanhá-los basta entrar no site www.videoconferencia.cce.ufsc.br, acessando a sala 2.
Por Paulo Clóvis Schmitz/ Jornalista na Agecom
Fonte: Agecom. Publicado em http://noticias.ufsc.br/2012/04/25/subcomites-apresentam-estudos-preliminares-sobre-plano-diretor-participativo/